Por que contratar uma Transportadora

Por Urano Log - 28/09/2020

Porque contratar uma transportadora - caminhão na estrada
Porque contratar uma transportadora - caminhão na estrada

A crise econômica causada pelo Coronavírus tem afetado diversos setores brasileiros, incluindo o de logística e transporte, nesse cenário pode surgir a pergunta: por que contratar uma transportadora? Por mais que as pessoas estejam comprando mais no ambiente virtual e, consequentemente, necessitarem da entrega na porta de suas casas, o impacto negativo ainda é visível para as empresas que atuam no ramo ― ao menos é o que mostra a quarta rodada da Pesquisa de Impacto no Transporte realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) desde o início da pandemia.

 

Diante de um cenário como esse,  trazemos algumas questões que precisam ser analisadas antes de fechar o transporte de alguma mercadoria com determinada empresa. Hoje em dia, a oferta e a demanda andam em conjunto quando o assunto é transporte de cargas, no entanto, alguns cuidados precisam ser tomados antes de decidir quem irá entregar o seu produto.

 

Muito provavelmente você já ouviu falar sobre agenciadores de frete, certo? Mas você sabe o que é isso? E mais: você sabe por que é melhor contratar o serviço de uma transportadora ao invés de arriscar em um aplicativo de caminhoneiros autônomos?

 

Por que contratar uma Transportadora?

Agenciadores de frete x Transportadora

 

Em primeiro lugar, precisamos definir o que é cada um desses serviços:

 

Agenciador de frete

 

Como o próprio nome já diz, um agenciador de frete é nada mais é que, um intermediário que agencia cargas a motoristas. Essa atividade pode ser realizada por um profissional autônomo ou por uma empresa.

 

Nos últimos meses, devido ao impacto econômico causado pela pandemia, muitas empresas acabaram optando por esse tipo de serviço na intenção de manter suas entregas em dia, bem como diminuir os custos com o frete.

 

Porém, a promessa de redução de custo, deve ser avaliada com cuidado. Há muitos casos de agenciadores de fretes que acabam atrasando consideravelmente as entregas, por não possuírem fluxo na operação. No mundo em que vivemos, um atraso acarreta inúmeros transtornos ao embarcador e destinatário, e por isso quem contrata deve estar atento as consequências deste atraso no âmbito comercial.

 

Além disso, agenciadores e aplicativos informais não possuem aparato fiscal e regulatório, como as transportadoras. Um exemplo, refere-se ao seguro de cargas, quando uma transportadora é contratada, o seguro da carga é garantido, bem como toda a emissão de documentação, atendendo a todas as exigências da lei, diferente do que ocorre quando o transporte é feito de maneira informal.

 

Há casos ainda de aplicativos falsos que fecham negócio apenas para receber o dinheiro da operação ― e isso sem efetuar, de fato, o serviço. Por situações como esta, é preciso cautela e atenção na escolha de quem entregará sua encomenda.

 

Transportadoras

 

Ao contrário de um agenciador de frete, uma transportadora é uma empresa especializada em fazer transportes. Possui toda a estrutura física, fiscal, de atendimento para proporcionar aos embarcadores o mínimo possível de transtorno. Em uma transportadora há previsibilidade de carregamentos, de entregas, é possível acompanhar o status do transporte a qualquer momento. Tudo é feito de maneira profissional, por quem realmente entende do assunto, levando a quase zero a probabilidade do cliente ter alguma intercorrência.

 

Além disso, as transportadoras a partir do momento em que realizam a coleta da encomenda, já possuem responsabilidade por qualquer evento que possa ocorrer. Se existe, por exemplo, um caso de furto ou roubo de uma mercadoria, a transportadora restitui o cliente no ato, acionando imediatamente a seguradora.

 

Ademais, muitas empresas trabalham com contrato de prestação de serviço, nestes, preços e prazos são estipulados. Isso agrega valor a operação comercial das indústrias, pois quando há previsibilidade de custos e de receitas, o lucro é maior.

 

Além destes, benefícios fiscais, ao contratar uma empresa especializada em transporte, o embarcador pode obter crédito fiscal e, novamente, reduzir o custo de sua operação.

 

Por ser uma empresa estruturada e própria para realizar esse tipo de serviço, uma transportadora também traz diversas vantagens ao consumidor, como rastreamento da entrega, planejamento de rota e gerenciamento de riscos.

 

As vantagens em contratar uma transportadora

 

Atendimento

O atendimento prestado por uma empresa de transportes é profissional, seguro e eficaz. Não existem intercorrências na comunicação. Diferente de um aplicativo, na transportadora há suporte de pessoal para agir em caso de algum problema.

 

Gestão da manutenção

 

Independentemente do tamanho da transportadora, ela com certeza tem uma frota própria de veículos. E para que sua mercadoria chegue sem danos ao destino final, a manutenção preventiva precisa acontecer. Com ela, o bom estado dos caminhões estará sempre em dia, assim como os riscos de acidentes nas estradas serão evitados.

 

Profissionais qualificados

 

Quando uma empresa compõe o seu quadro de funcionários, ela sempre preza pelos melhores do mercado, pois assim garante a eficiência em toda a cadeia logística da entrega. Além disso, esses profissionais são treinados e passam por qualificações constantes a fim de garantir a segurança e rapidez que sua entrega merece.

 

Monitoramento das entregas

 

Com os sistemas de rastreamento cada vez mais modernos, as transportadoras levam sua mercadoria com maior segurança, pois toda a carga será devidamente identificada e monitorada ao longo de todo o trajeto percorrido. Sendo assim, o cliente poderá acompanhar em tempo real a situação do serviço que contratou.

 

Gerenciamento de riscos

 

Muitas estradas brasileiras se encontram em mau estado de conservação. Isso, junto da falta de segurança nas estradas, resultam em perda de cargas, seja por danos ou roubos. De acordo com um relatório divulgado em maio deste ano pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, só em 2019 houve 18.382 roubos de cargas no Brasil.

 

Diante desse cenário, as transportadoras estabelecem práticas para minimizar algum acontecimento do tipo. Por isso, ao enviar a sua carga por uma empresa especializada, como a UranoLOG, você conta com seguro contra acidentes, roubos e avarias de grande porte.

 

 

A UranoLOG possui experiência de mais de 30 anos em transporte rodoviário de cargas.. Trabalhando sempre com excelência no atendimento, na segurança e na agilidade, a empresa está apta a atender a sua necessidade.

 

Gostou do conteúdo? Então clique aqui para ver mais notícias ou entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Por Urano Log - 28/09/2020

Comente


Fique tranquilo, seu endereço de e-mail não será publicado.