O que é carga fracionada?

Por Urano Logística - 18/01/2022

Entenda como funciona essa modalidade no transporte de cargas e quais são as suas vantagens e desvantagens

O transporte de mercadorias – principalmente de longas distâncias – no Brasil é uma tarefa complicada até mesmo para grandes corporações. A implementação da carga fracionada no país expandiu o mercado para pequenas e médias empresas e reduziu custos para o envio de pequenas quantidades de mercadorias.

Descubra por que o transporte rodoviário é o mais utilizado no Brasil.

Como a carga fracionada funciona

A transportadora divide a capacidade total do veículo de transporte com mais de um cliente. Ou seja, várias empresas compartilham o mesmo veículo para enviar pequenas quantidades de mercadorias, e o valor do frete da carga fracionada é dividido proporcionalmente entre as empresas.

Carga fracionada é, portanto, quando o embarcador paga apenas pelo espaço do veículo utilizado na remessa e não pelo frete total, o que torna seus custos com transporte mais baratos e previsíveis.

Vantagens e desvantagens da carga fracionada

A principal vantagem de optar pela carga fracionada é a economia. Pequenas e médias empresas podem expandir seus negócios por um preço mais acessível, enquanto grandes empresas podem reduzir custos optando por esta modalidade nas regiões onde não vendem em grandes quantidades.

Ao optar pela carga fracionada, geralmente há a preocupação de reunir mercadorias com características semelhantes em um mesmo veículo. Ou seja, não misturar produtos químicos com alimentos ou produtos frágeis com mercadorias maiores e pesadas e assim por diante.

A principal desvantagem de optar pela carga fracionada pode ser o prazo de entrega e o monitoramento da carga, já que as mercadorias percorrem diversas localidades antes de chegar ao seu destino final.

Como saber se a carga fracionada é a melhor opção para o seu negócio

Durante o planejamento, é fundamental que você avalie os tópicos abaixo:

  • Cobertura geográfica
  • Tempo de entrega
  • Necessidade de monitoramento
  • Cálculo de frete
  • Gestão de despacho
  • Rastreamento de entregas
  • Auditoria de faturas e reembolso
  • Acompanhamento de todo o processo de logística
  • Suporte ao consumidor final, se houver imprevistos

Além da economia, os principais fatores que determinam a escolha pelo transporte de cargas fracionadas costumam ser:

Quem é gestor de operações sabe bem a dificuldade de controlar o fluxo de todas as entregas, dar explicações ao cliente sobre eventuais atrasos, fazer reconciliação de faturas etc.

Melhorar a eficiência das entregas é um diferencial que resulta no aumento dos níveis de satisfação do cliente, redução de custos e aumento do ticket médio da empresa.

 

Nisso, você pode contar com a UranoLog. Para pedir um orçamento, basta clicar aqui.

Por Urano Logística - 18/01/2022

Comente


Fique tranquilo, seu endereço de e-mail não será publicado.