O que é logística?

Por Urano Logística - 04/07/2022

Um conjunto de fatores na logística faz com que as entregas sejam precisas e seguras

A logística pode ser compreendida como um processo de execução eficiente de transporte e armazenamento de matéria-prima ou mercadoria, desde a origem até o consumo. A UranoLog é uma empresa de transportes, porém, os processos logísticos são muito importantes para o cumprimento efetivo de nossas funções.

Num conceito geral, a logística pode ser entendida como um conjunto de métodos destinados a fazer entregas dos produtos corretos, nos locais adequados e em tempo determinado previamente. A palavra vem do grego, que quer dizer habilidades de cálculo e de raciocínio.

Porém, ao longo do tempo, essa concepção começou a abranger outras áreas de conhecimento, como engenharia, marketing, estatística, recursos humanos e tecnologia. Ela também une as atividades ligadas à posse e movimentação de produtos, como previsão de demanda, gestão de estoque, transporte, armazenamento, redes de distribuição, entre outros.  

Desde quando começamos a atuar no mercado, a logística é parte essencial de nosso trabalho, o que confere segurança e eficiência ao transporte de vários tipos de materiais e produtos.

 

O que faz uma empresa de logística?

Uma empresa de logística, basicamente, pode ser a responsável pelo transporte, armazenamento, recebimento e utilização dos materiais e produtos, gerando uma diminuição significativa de custos de uma companhia.

Desta forma, a logística é responsável por uma entrega facilitada de produto final ao consumidor, com qualidade e agilidade em todos os seus processos executados. Sendo assim, todos os setores de uma empresa acabam sendo afetados positivamente com essas políticas, conferindo crescimento e maiores lucros.

Com sua implementação de forma correta, ela se torna favorável para todas as empresas, principalmente por trazer benefícios que fazem a diferença em qualquer companhia, seja pequena, média ou grande.

Dentre os processos que a envolvem está o armazenamento, que nada mais é do que o controle de entrada, saída e as condições de conservação de mercadorias. Ele inclui o manuseio correto e o controle de destino, fornecedores e data de saída, sendo um processo que necessita de cuidados especiais para que não haja nenhuma avaria nos produtos armazenados.

O controle de estoque também é parte importante da logística. Como ele em bom funcionamento, é possível acompanhar a utilização e reposição de tudo o que for necessário para a execução de qualquer operação.

A análise de dados é outro fator de peso quando o assunto é logística, já que as informações das operações podem impactar diretamente no fluxo dos processos. Portanto, uma avaliação minuciosa minimiza riscos de possíveis erros.  

O transporte, foco principal da UranoLog, tem como objetivo a gestão de veículos e motoristas, bem como estratégias que visam o cumprimento de normas exigidas por órgãos competentes de vigilância sanitária e leis que visam a segurança dos colaboradores. Atua, também, na otimização de rotas e percursos, como é o caso da nossa gestão de frotas, que você confere nos tópicos abaixo.

 

Como funciona a logística de uma transportadora?

A logística no transporte se concentra nas questões de planejamento e otimização do gerenciamento de rotas e cargas de remessa, gerenciamento de pedidos, auditoria de frete e pagamento. Pode se estender, também, ao gerenciamento de pátios, um processo que é destinado a supervisionar a movimentação de veículos através dos pátios externos às fábricas e instalações de distribuição de produtos.

Na UranoLog, o primeiro passo é o contato com o cliente. Ele nos procura, e nós fazemos a cotação de acordo com o local de origem e destino da mercadoria, tipo de material enviado, volume, peso e valor dos produtos. O orçamento é passado com o valor final, sem nenhuma taxa adicional, podendo a coleta ser realizada no mesmo dia do pedido.

Depois disso, a mercadoria é cuidadosamente conferida, bem como o valor apresentado ao cliente, devendo ser o mesmo da nota fiscal, assim como a verificação de todos os produtos. Um dos principais objetivos da logística é entregar a mercadoria com segurança e praticidade.

O transporte, porém, não diz respeito apenas ao meio escolhido ou à forma correta de paletizar a mercadoria, ele também é uma tarefa que envolve foco em prazos, organizando os produtos que devem ser entregues, em seus locais e para os clientes corretos. E trata-se, consequentemente, da manutenção periódica de veículos, se atentando ao óleo, pneus e à troca de peças, caso seja necessária.

Não à toa, todos os nossos veículos são inspecionados antes de alguma viagem e na volta, além do cumprimento de todas as leis exigidas.

Estamos preparados para fazer a logística da melhor forma possível, com gestão de frotas, rotas otimizadas e implementação de ferramentas que garantem um transporte seguro e confiável.

 

Gestão de frotas

Consideramos a gestão de frotas um processo de extrema importância em nossa empresa, já que ela garante a segurança esperada pelos nossos clientes. Desde nosso surgimento, estamos aprimorando nossas funções e otimizando processos, como é o caso da gestão de frotas.

Mais do que o uso de rastreadores de carga, que já são normalmente utilizados por transportadoras, nossa gestão de frotas possibilita a integração da operação em tempo real, e isso quer dizer que nos preocupamos não apenas com a segurança da carga, mas também com nossos colaboradores.

Com essa logística, podemos rastrear trajetos percorridos on-line, monitorar o comportamento do motorista, bem como as condições das estradas, distâncias percorridas, frenagens, velocidade e acelerações bruscas. Quando alguma dessas condições muda abruptamente, um alerta sonoro é emitido ao condutor, identificando algum problema e mantendo-o prevenido de qualquer situação adversa.

Além de todos os benefícios citados, ela possibilita e garante que as mercadorias transportadas não terão avarias durante os processos realizados. Nas raras exceções em que ocorrem, essas ocorrências são de total responsabilidade da UranoLog.

 

Desafios da logística no transporte

Há alguns desafios que o transporte enfrenta quando falamos de logística. Um deles é proporcionar a integração entre diversos outros setores. O setor de transporte depende da ação de outras áreas para que seu desempenho seja o melhor e mais ágil possível. Mantendo as informações compartilhadas e bem estruturadas garante-se fluidez em todas as operações seguintes.

Além disso, a agilidade nas entregas e garantia de segurança da carga e entregas sem avaria estão entre as situações mais comumente problemáticas. Sendo assim, organizar e fazer um controle periódico e em tempo real é fundamental para que erros tão cruciais não sejam cometidos.

Outro desafio é garantir a segurança do transporte. Sabemos que os problemas das estradas brasileiras são muitos, como furtos, roubos e rodovias em condições não favoráveis. Porém, como o transporte rodoviário é o mais utilizado do país, acaba ficando com as empresas a função de respaldar a qualidade de sua entrega. E nisso, a UranoLog é especialista.

Quando começamos nossas atividades, em 1985, a tecnologia ainda não tinha avançado como nos dias de hoje. Nossas primeiras cargas transportadas foram um desafio e tanto, já que cilindros de gás requerem cuidados redobrados para serem manuseados, armazenados e transportados, e a UranoLog fez tudo isso com qualidade e excelência.

A tecnologia é uma aliada em termos de logística, por isso, ela se torna um desafio e algo imprescindível para qualquer empresa. Desta forma, fomos adotando medidas que ao longo do tempo fizeram toda a diferença em nossas entregas, tornando-as mais seguras ainda.

A UranoLog trabalha com a confiança de uma entrega justa e de qualidade, sem dores de cabeça e com praticidade para todos. Então, agora que você já sabe a forma como a UranoLog trabalha, agiliza e otimiza seus processos, não tenha dúvida, venha fazer sua cotação conosco.

Por Urano Logística - 04/07/2022

Comente


Fique tranquilo, seu endereço de e-mail não será publicado.